quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Pastoral da Criança capacita líderes em Jacareacanga

A Pastoral da Criança, coordenação de Itaituba ministrou em Jacareacanga  uma capacitação que previne a desnutrição infantil. O evento aconteceu no auditório do Centro de Convivência do Idoso Maria do Carmo Hugo da Silva, durante os dias 19 e 20 de outubro e foi ministrado por técnicos da Pastoral da Criança de Itaituba e foi direcionado à nova coordenação e líderes da pastoral da sede do município e das aldeias do povo Munduruku de Jacaré Velho e Karapanatuba.

Fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela médica sanitarista e pediatra, Dra. Zilda Arns Neumann, e pelo então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo, a Pastoral da Criança hoje se faz presente em todos os estados brasileiros e em outros 21 países da África, Ásia, América Latina e Caribe.
A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, desde o  do ventre materno aos 6 anos, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida.
Segundo a secretária de trabalho e promoção social Vera Semblano, foi entregue aos participantes um kit de materiais básicos para acompanhar desde os primeiros dias de vida ainda no ventre da mãe e até 365 dias após o nascimento. “Estaremos fazendo visitas domiciliares, fazendo acompanhamento e pesagem das crianças e orientando aos pais quanto à alimentação alternativa”, disse a secretária.
Os alunos na capacitação
A alimentação alternativa é a multimistura - da variedade - que aproveita diversos alimentos que geralmente são desprezados. São os farelos de arroz, as folhas verde-escuras de batata-doce, mandioca, a casca de ovo e as sementes de abóbora, melancia, gergelim, jaca, caju, melão, entre outras.

Capacitação Pastoral

0 comentários:

Postar um comentário